Em meio às belezas naturais da Bahia, Trancoso se prepara para sua celebração única em homenagem a São Sebastião, nos dias 19 e 20 de janeiro.
A festa de São Sebastião é uma tradição que remonta aos tempos coloniais e perdura até hoje. Feita pelos próprios moradores, todos são convidados a participar e agregar a devoção ao santo, sem fins lucrativos, apenas comemoração e alegria.
Com uma união de procissão e festividade, o dia de São Sebastião em Trancoso, é simplesmente uma data sem igual, em que todos se juntam para um bem comum: louvar e agradecer pela vida, à São Sebastião, em um dos lugares mais encantadores do país.
Tradição viva: São Sebastião em Trancoso, um encontro de gerações
A Festa de São Sebastião, na Bahia, tem raízes nas tradições dos índios tupinambás, que praticavam a competição de puxar toras de madeira para demonstrar força. Com os jesuítas, essa tradição evoluiu para homenagear São Sebastião, tornando-se um ato simbólico que conecta devoção cristã à cultura tupinambá.
Durante a celebração, a comunidade se reúne para erguer e trocar os mastros, cada um cuidadosamente adornado com elementos simbólicos. Essa prática não apenas simboliza a devoção à São Sebastião, mas também representa a renovação das energias positivas, a continuidade das tradições e o fortalecimento dos laços entre os moradores. Exposto o ano todo, os mastros são renovados todo 20 de janeiro, comemorando mais um dia de São Sebastião.
Dessa forma, a Festa de São Sebastião na Bahia é uma celebração ímpar, fundindo rituais para expressar fé e tradição, enquanto preserva a herança religiosa e cultural dos povos originários da região.
Cultura Baiana em destaque:
Por ter bastante participação dos nativos, a festa de São Sebastião é também uma expressão vibrante da cultura baiana. Grupos folclóricos locais apresentam o melhor da música, dança e folclore, destacando a rica diversidade cultural da região. Samba de couro, capoeira, forró e outras manifestações artísticas tomam conta das ruas, proporcionando um espetáculo animado e único aos participantes.
E um desses personagens mais emblemáticos do dia de São Sebastião, é Damião Vieira, artista plástico de 56 anos, que nasceu e sempre morou em Trancoso. Assim como toda sua família, que pertence à Trancoso a várias gerações. Damião pinta as bandeiras de São Sebastião, que ficam em cima dos mastros.
Como quase todos os moradores, Damião também participa ativamente na preparação da festa, tradição que vem desde seu avô, que mesmo não sendo pintor ou artista, ajudava a pintar as bandeiras.
A festa, que começou de forma muito simples, hoje é grandiosa, mas mantém sua essência em ser um evento colaborativo, feito pelo povo de Trancoso, que recebe de braços abertos qualquer um que queira participar do dia de São Sebastião. É como Damião conta: “Todo preparativo da festa é feito pelas pessoas, pelos moradores. Até hoje, e sempre foi.”